Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas de Manejo de Animais Domésticos - GPMAD

No biênio 2023/2024, o objetivo do GPMAD será mapear a existência e qualidade da política de manejo de animais domésticos no Estado da Bahia.

Para isso, o grupo pretende elaborar formulário de coleta de dados; levantar endereços eletrônicos dos bancos de dados de legislação municipal no Estado da Bahia; levantar endereços eletrônicos do Poder Legislativo dos municípios que não possuem bancos de dados de legislação municipal; coletar os dados, por meio de pesquisa nos bancos de dados disponíveis ou das respostas vindos do Poder Legislativo; elaborar o painel de divulgação dos dados coletados (BI); elaborar artigo científico com os achados; elaborar minuta de portaria, despachos, termo de ajustamento de conduta e ação civil pública para os casos deficientes mais comuns.

A metodologia consistirá no levantamento de informações por meio de pesquisa nos bancos de dados de diplomas normativos e, na sua inviabilidade, solicitação direta à administração dos municípios e do Estado, com a entrada de dados, por meio de formulário eletrônico previamente estruturado

Para ingressar no GPMAD acompanhe os editais de seleção!

Plano de Trabalho

Trata-se do  instrumento de planejamento do grupo (funcionamento, necessidades, resultados, etc.). Acompanhe a versão mais atual.

LÍDER DE PESQUISA e pesquisadores(as) internos(as)

Samory Pereira Santos

O GPMAD é coordenado pelo líder tiular, Dr. Samory Pereira Santos, promotor de justiça do MPBA, Mestre em Direito e Especialista em Direito Constitucional.


Referencial Teórico

Compõe a bibliografia básica do grupo:

CARDOSO, W. M.; TRINDADE, G. G. DA.

Por que os animais não são efetivamente protegidos: estudo sobre o antropocentrismo vigente a partir de um julgado emblemático.

FRANCIONE, G. L.

Introdução aos Direitos Animais.

GORDILHO, H. J. DE S.

Abolicionismo Animal.

HESSLER, K.

O papel do ensino de prática jurídica em Direito Animal.

MPMG.

Políticas de Manejo Ético Populacional de Cães e Gatos em Minas Gerais.

REGAN, T.

Jaulas Vazias.

calendario-art

Cronograma de Reuniões

Projetos de pesquisa em andamento

Visa a demonstrar a que o grupo se propõe do ponto de vista intelectual, da investigação em si.
A ideia é que o projeto de pesquisa do grupo represente um quebra-cabeças a ser montado. Cada projeto individual precisa ser uma peça/uma resposta encontrada individualmente que se unem para que se chegue às respostas que o grupo busca.

Em construção!

Pular para o conteúdo