Grupo de Estudos a Efetividade dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes - GE_DHCA

No biênio 2023/2024, o objetivo do GE_DHCA será fazer um levantamento sobre as principais políticas públicas relacionadas à infância e adolescência para a defesa dos direitos humanos, bem como do arcabouço normativo existente. Além disso, o grupo buscará estabelecer estratégias de atuação do Ministério Público para que, de forma proativa e resolutiva, sejam fomentadas as implantações de políticas públicas relacionadas à infância e adolescência. Por fim, pretende-se formular sugestão de atuação com base nos estudos teóricos e pesquisa de campo.

Para alcançar os objetivos propostos, inicialmente será desenvolvida uma pesquisa através do método de abordagem
bibliográfico, no que diz respeito às políticas públicas a serem elencadas para a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes que se encontrem em consonância com a agenda 2030, da Organização das Nações Unidas – ONU. Em seguida, será realizada a atividade exploratória com as seguintes etapas: (i) apreensão da realidade e contextualização fática (funcionamento do mundo real e problemas encontrados na implementação de políticas públicas) com aplicação de questionário junto aos Centros de Apoio da Infância e Juventude dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal; (ii) reflexão jurídica com proposta de posicionamento hermenêutico (enquadramento jurídico e questões sensíveis); (iii) análise e avaliação crítica da situação (pontos fortes e pontos fracos; principais oportunidades e ameaças, com a utilização da matriz SWOT); recomendações de conduta ou ação prática para uma atuação resolutiva e proativa por um promotor de justiça. 

Para ingressar no GE_DHCA acompanhe os editais de seleção!

Plano de Trabalho

Trata-se do  instrumento de planejamento do grupo (funcionamento, necessidades, resultados, etc.). Acompanhe a versão mais atual.

LÍDER DO GRUPO E DEMAIS INTEGRANTES

Anna Karina Omena Vasconcellos Trennepohl

O GE_DHCA é coordenado pela líder títular, Dra. Anna Karina Omena Vasconcellos Trennepohl, promotora de justiça do MPBA, especialista em Direito e Processo Tributário e mestranda em Direitos Humanos com ênfase em Infância e Juventude na PUC. 

Além da líder, o GE-DHCA conta com os seguintes integrantes: 

  • Almecy de Almeida Bezerra

  • Camila Alves dos Santos

  • Elias Barouh Abdon

  • Fabricia Braga de Souza

  • Fernanda Menezes de Jesus

  • Gabrielly Coutinho Santos

  • Hannah Cristina Gomes Medeiros

  • Karine Santos da Conceição

  • Mariana Meira Porto de Castro

  • Maurício Boaventura de Oliveira

  • Moacir Silva do Nascimento Júnio

  • Nabilla Naomy Cordeiro Gomes de Miranda Almeida

  • Osana de Andrade Barreto

  • Paulo Robson Bomfim dos Santos

  • Raquel Costa Teles

  • Selma Tavares de Melo

  • Tainan Bastos dos Santos Miranda Almeida

Referencial Teórico

Compõe a bibliografia básica do grupo:

ADORNO, Sérgio.

“Criança: a lei e a cidadania”.

AMIN, Andréa Rodrigues.

In: Curso da Criança e do Adolescente: aspectos teóricos e práticos.

ARIÈS, Philippe.

História social da criança e da família.

BOBBIO, Norberto.

A era dos direitos.

BRASIL.

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

BRASIL.

Lei Federal nº8.069, de 13 de julho de 1990.

BRASIL.

Decreto nº 99.710, de 21 de novembro de 1990.

BRASIL.

Decreto nº 591,de 6 de julho de 1992.

BRASIL.

Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.

BRASIL.

Resolução CONANDA nº 113, de 19 de abril de 2006.

BRASIL.

Decreto nº6.094, de 24 de abril de 2007.

BRASIL.

Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009.

BRASIL.

Nota Técnica nº 2/2013.

BRASIL.

Resolução CONANDA nº 170, de 10 de dezembro de 2014.

BUCCI, Maria Paula Dallari (Org.).

Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico.

BUCCI, Maria Paula Dallari.

O conceito de política pública em direito. I

BUCCI, Maria Paula Dallari.

Método e aplicações da abordagem direito e políticas públicas (DPP).

BUCCI, Maria Paula Dallari.

Quadro de referência de uma política pública. Primeiras linhas de uma visão jurídico-institucional.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da.

“O novo Direito da Criança e do Adolescente no Brasil: o conteúdo e o processo das mudanças no panorama legal”.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar”

DAHER Jr., Elias.

OKR: O guia definitivo desde os fundamentos, a implementação até a gestão da ferramenta.

ELIAS, Roberto João.

Comentários ao estatuto da criança e do adolescente.

GONZÁLEZ, Rodrigo Stumpf; VIOLA, Solon Eduardo Annes (orgs.).

Educação e direitos: experiências e desafios na defesa de crianças e adolescentes.

MARCÍLIO, Maria Luiza.

“A roda dos expostos e a criança abandonada na História do Brasil. 1726-1950”.

MARQUES. Eduardo Cesar.

As políticas públicas na Ciência Política.

MARQUES, Eduardo Cesar; FARIA, Carlos Aurélio Pimenta (Orgs.).

A Política Pública como Campo Multidisciplinar.

MARSHALL, T. H.

Cidadania, classe social e status.

NOGUEIRA, Paulo Lúcio.

Estatuto da criança e do adolescente comentado.

OLIVEIRA, Luciano Moreira de.

O Ministério Público brasileiro e a implementação de políticas públicas.

ORGANIZAÇÃO DA NAÇÕES UNIDAS (ONU).

Programa mundial para educação em direitos humanos.

RAMIDOFF, Mário Luiz.

Infâncias, adolescências e juventudes: Direitos humanos, políticas públicas e Movimentos sociais.

SÊDA, Edson.

A proteção integral: um relato sobre o cumprimento do novo direito da criança e do adolescente na américa latina.

SIQUEIRA, Kassia et. al. (Compilador).

Escritos sobre políticas públicas, infância e juventude

SILVA, Cátia Aida.

Promotores de justiça e novas formas de atuação em defesa de interesses sociais e coletivos.

SILVA, Rita de Cássia O.

O sujeito na infância: Quando a visibilidade produz exclusão.

VERONESE, Josiane Rose Petry.

Os direitos da criança e do adolescente.

VIAN, Maurício.

“Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

WARPECHOWSKI, Ana Cristina Moraes et.al.

Políticas Públicas e os ODS da Agenda 2030.

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Cronograma de Reuniões

Projetos de pesquisa em andamento

Visa a demonstrar a que o grupo se propõe do ponto de vista intelectual, da investigação em si.
A ideia é que o projeto de pesquisa do grupo represente um quebra-cabeças a ser montado. Cada projeto individual precisa ser uma peça/uma resposta encontrada individualmente que se unem para que se chegue às respostas que o grupo busca.

Em construção!

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