Perguntas Frequentes
Todos os membros e servidores(as) do MPBA (lotados na capital ou no interior; efetivos e/ou comissionados) podem participar dos grupos de estudo e pesquisa, como pesquisador interno. Desta forma, será lançado edital de seleção de pesquisador interno para cada GEP. Já para as posições de líder e vice-líder, há alguns pré-requisitos divulgados em edital, no momento da seleção. Todos os editais podem ser acompanhados na página Editais.
São membros ou servidores(as) efetivos(as), com titulação mínima de mestre e comprovado conhecimento e experiência no eixo ao qual se vincula, escolhidos a partir de processo seletivo próprio para mandato de dois anos. Sua principal função é coordenar os trabalhos do GEP, a partir da formulação do plano de trabalho. Veja mais em Grupos de Pesquisa.
Membros ou servidores(as) (lotados na capital ou interior; efetivos e/ou comissionados) com titulação mínima de graduação, selecionados em edital próprio para compor um ou mais dos GEPs ativos. Todos os editais podem ser acompanhados na página Editais.
Cada grupo de pesquisa lançará seu próprio edital de seleção de pesquisadores. Neste momento, membros e servidores deverão se candidatar às vagas de seu interesse. Ainda que as vagas sejam limitadas, a seleção será feita com base em critérios objetivos, para garantir que serão selecionadas as pessoas mais indicadas academicamente para a vaga. Todos os editais podem ser acompanhados na página Editais.
A carga horária e periodicidade dos encontros depende do plano de trabalho de cada grupo, entretanto deve acontecer ao menos um encontro a cada dois meses. Os planos de trabalho serão amplamente divulgados no momento de seleção dos pesquisadores internos. A métrica adotada pelo CEAF para certificação será por carga horária anual de cada GEP, que totalizará as horas dos encontros multilaterais + tempo de leitura prévia + tempo de produção textual. Veja mais em Grupos de Pesquisa.
O projeto do Grupo de Pesquisa precisa ser um projeto mais amplo, no qual caibam as pesquisas individuais dos integrantes do Grupo. O projeto geral é elaborado pelos líderes de pesquisa, e deve ter as características de um projeto Guarda-Chuva, no qual cabem outros projetos individuais. Entretanto, ele precisa ter seu objeto de pesquisa bem delimitado, mesmo que essa delimitação seja ampla. Veja mais em Grupos de Pesquisa.