Laboratório de Inovação
Centrada em criar uma tradição de pesquisa científica confiável no MPBA, bem como em trazer mecanismos e dinâmicas de funcionamento que tragam inovação e promovam a construção e difusão do conhecimento nesta instituição, a Unidade de Fomento à Pesquisa Científica e Inovação (UFPCI) tem como uma de suas divisões o Laboratório de Inovação (ainda em construção/formulação).
O principal objetivo é desenvolver um espaço de confiança criativa onde se possa selecionar resultados de pesquisa dos GEPs com potencial inovador para a instituição. A partir deles buscaremos estruturar projetos piloto, possibilitando ao MPBA testar ideias e errar ou acertar gastando o menor recurso possível.
O conceito por trás do Laboratório é possuirmos mais um espaço de produção de soluções institucionais pensadas desde a origem por seus executores finais: membros e servidores de áreas específicas.
Também é objetivo aqui pesquisar iniciativas inovadoras ou de grande sucesso em outras instituições, com vistas a prover o MPBA com novos caminhos rumo ao conhecimento.
Nesse sentido, nosso papel é não somente buscar novas alternativas, como também estudá-las de maneira mais aprofundada, fundamentá-las e desenvolver uma versão adaptada para nossa instituição a ser apresentada como opção viável à administração superior. As iniciativas propostas pelo Laboratório de Inovação podem contemplar diversas áreas do MPBA, sendo a gestão destes projetos, uma vez aprovados pela administração superior, feita pelo órgão competente e não necessariamente pela UFPCI ou pelo CEAF.
Como funciona?
Dentro dessa ideia de buscar novas iniciativas para o MPBA, o primeiro projeto do Laboratório de Inovação da UFPCI é a construção de uma Trilha de Aprendizagem piloto em Metodologia e Comunicação Científica.
As Trilhas de Aprendizagem são um modelo de capacitação e desenvolvimento pessoal e profissional, uma maneira de elaborar e organizar currículos de aprendizagem, especialmente nos contextos de aperfeiçoamento funcional.
Elas aparecem no contexto da Educação Corporativa, como substitutas dos antigos modelos de treinamento e cursos massificados, sem levar em conta as individualidades de cada profissional na organização. Esse novo modelo se destaca por apresentar um funcionamento muito mais dinâmico, diversificado, flexível e adaptável a necessidades individuais ou corporativas. Além disso, são parte central do Sistema de Gestão por Competências, cada vez mais adotado em instituições públicas e privadas.
Sendo um modelo já adotado por diversas instituições como os MPs do Paraná, do Rio Grande do Sul e da União; bem como instituições de outra natureza, como ENAP, FGV e SEBRAE, uma Trilha de Aprendizagem piloto está sendo desenvolvida no momento pela UFPCI, por meio de seu Laboratório de Inovação, com vistas a testar e experimentar este modelo no MPBA.
Uma vez adotadas como política institucional de aperfeiçoamento funcional, elas seriam balizadas pelos eixos temáticos atualmente em vigor na área de pesquisa, fortalecendo ainda mais a área de pesquisa que se forma nesta instituição. Além disso, as Trilhas tendem a desonerar a instituição em termos de logística e ofertas de cursos, já que utiliza diversos tipos de recursos de aprendizagem, de fontes externas também, especialmente cursos abertos à comunidade e material em domínio público. Dentro da instituição, fortaleceriam ainda iniciativas atuais como o Programa de Instrutoria Interna, que seria a principal fonte de recursos de aprendizagem interna.
As Trilhas de Aprendizagem, como uma iniciativa do CEAF, seriam geridas por este centro, que estaria aberto à submissão de propostas por outros órgãos e áreas do MPBA, para novas Trilhas ou até mesmo para a inserção de novos passos e recursos em Trilhas já existentes.